Atividades
Conheça as principais atividades e projetos desenvolvidos pelo SIPSI.

Seminários Abertos
Os Seminários Abertos são uma atividade mensal, realizada na 2ª segunda-feira de cada mês, das 20h às 21h30, no formato online. Trata-se de uma atividade aberta ao público em geral e gratuita. É um espaço para a divulgação de pesquisas particulares dos membros, envolvendo temas pertinentes à psicanálise.

Grupos de Trabalho
Os Grupos de Trabalho são atividades internas voltadas aos membros do SIPSI, dedicadas à elaboração e à escrita de trabalhos para apresentação no colóquio anual ou para publicação no periódico oficial do SIPSI, a Revista Nós. A atividade consiste em reuniões mensais, com grupos pequenos de no máximo sete pessoas, para orientação coletiva e horizontal acerca dos trabalhos em desenvolvimento.

Círculo de Leitura
O Círculo de Leitura é uma atividade voltada ao público em geral, destinada à leitura e à discussão de obras psicanalíticas ou adjacentes à teoria psicanalítica, que possam contribuir para uma visão crítica e interdisciplinar de temas relevantes para o contexto contemporâneo da psicanálise.

Laboratório de Psicanálise
e Filosofia
Esta é uma atividade dedicada à leitura de textos filosóficos referenciados em obras psicanalíticas, bem como à comparação desses textos com a forma como são apropriados e interpretados pela psicanálise, visando ao desenvolvimento de uma posição crítica própria acerca das obras filosóficas originais e de seus comentários pelos autores da psicanálise.

Revista Nós
A Revista Nós é o periódico oficial do SIPSI e se dirige a profissionais e estudantes de psicanálise. A revista tem como objetivo publicar ensaios sobre temas relacionados à teoria e à prática psicanalítica e é publicada em formato impresso e também digital, por meio de uma parceria com a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

SIPSI Acolhe
O SIPSI Acolhe é um projeto dedicado à oferta de uma clínica social à comunidade, concebido como um espaço de escuta e acolhimento orientado pelos princípios da psicanálise. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao atendimento clínico, oferecendo acompanhamento a pessoas que, por diferentes razões, encontram dificuldades para recorrer aos serviços privados.
.png)




